A Blogosfera Arariense



Segundo a wikipédia, blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros (pessoas que administram os blogs) leem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura.


De acordo com o Portal Info Escola, “com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interessa das pessoas em possuir seu próprio espaço na web. Contudo, para montar uma homepage e publicá-la era necessário ter certo domínio técnico, que poucas pessoas tinham. Hoje, há os bloggers, que são serviços que oferecem ferramentas para possibilitar que internautas comuns publiquem seus próprios textos na internet”. Um desses serviços é oferecido pelo Blogger, do Google, que, por exemplo, é um dos serviços mais utilizados, por ser simples de “mexer” e gratuito.


Quanto à importância dos blogs, podemos destacar a difusão de conhecimento, reflexões sobre áreas específicas, como na educação, por exemplo. Os blogs são fontes de informações e propiciam, também, a interação entre as pessoas e com o mundo através da rede. É uma ferramenta que vem sendo largamente utilizada, e, com o avanço da tecnologia e com o maior acesso das pessoas a ela, certamente, esse universo online, promovido pela blogosfera, irá crescer ainda mais.


Em Arari, há algumas pessoas que utilizam o blog para disseminarem as suas ideias, manifestarem as suas opinião ou divulgarem seus trabalhos e a sua arte. Há ararienses, que, mesmo morando fora da cidade, possuem seus blogs, onde publicam seus textos, suas fotos, enfim, difundem o seu pensamento e mostram para o mundo, haja vista que trata-se de uma rede mundial, o que fazem de melhor. Destacaremos os weblogs administrados por pessoas de Arari, que compõem a nossa Blogosfera.


Destacamos o “Blog do Nilson Ericeira”, jornalista, que diariamente traz informações sobre a cidade e informações a nível estadual e nacional relevantes. Publica poemas de sua autoria e pensamentos próprios. O Blog do Nilson pode ser acessado através do endereço: (jornalistanilsonericeira.blogspot.com.br/).


O Blog do José Maria Costa é cultural. Uno. Especialíssimo pelo conteúdo que apresenta. Seu administrador, arariense, radicado em São Paulo, publica poemas de sua autoria, da autoria de ararienses, inclusive este professor que escreve este artigo já teve alguns poemas seus publicados na belíssima página do José Maria, que também publica poemas de outros poetas amigos seus espalhados pelo Brasil. O Blog do José Maria Costa é internacionalmente acessado e comentado. Além de poesias, encontra-se também textos em prosa, que falam sobre assuntos relevantes na visão do perspicaz escritor. Podemos acessar o blog através do endereço: (www.josemariacosta.com).


O página do Cleilson Fernandes é magistral. Considero o autor um polígrafo. Site interessante pelo visual e, sobretudo, pelo conteúdo. Traz textos importantes, que despertam a reflexão. Cleilson Fernandes fala sobre educação, comportamento, haja vista o administrador é graduando em Psicologia, e história. Segundo o próprio autor, a página ainda está em fase experimental, mas que, logo, logo, estará pronta. Além de tudo, Cleilson Fernandes possui uma vasta experiência quando o assunto é tecnologia da informação. Criou o site arariNet.com, sites corporativos e governamentais. Um dos campos de atuação que ele mais gosta é justamente a computação, com suas tecnologias de informação e comunicação. Podemos acessar e página do Cleilson através do endereço: (www.cleilsonfernandes.com).


Há o blog De Olho, do Ailton Barros. Um blog de notícias. Nele o autor veicula notícias de Arari, do governo atual do município, no qual ele é secretário de cultura, e notícias nacionais e internacionais. O referido blog encontra-se desatualizado há alguns anos. Acessamos o blog De Olho pelo endereço: (barrosailton.blogspot.com).


O Blog do Ezequiel Neves também é de notícias. Veicula notícias locais, estaduais e nacionais. Enfoca bastante notícias ligadas a política local e estadual, sobretudo. Pode-se acessar através do endereço: (http://ezequielnevesblog.blogspot.com.br/). Ezequiel Neves participa ainda da rede 180 graus.com, espaço destinado a publicação de notícias diversas, inclusive referentes a Arari. Pode ser acessado pelo endereço: (http://180graus.com/arari).


Um dos espaço da internet que eu particularmente mais gosto de acessar é o site do advogado e intelectual arariense Hilton Mendonça Corrêa Filho. Trata-se de uma página eletrônica formidável. Traz um conteúdo interessante, que enfoca aspectos históricos de Arari através de fotos (Sessão memória arariense) e documentos. Obviamente, o autor publica as suas ideias, expõe o seu ponto de vista e discorre sobre vários temas, muitos deles polêmicos, que nos dão a oportunidade de refletir acerca dos seus posicionamentos. Pode-se acessar o prestimoso site de Hilton Mendonça através do endereço: (http://www.hiltonmendonca.adv.br).


O Blog Pens’Arari é uma iniciativa do polo de ensino superior de Arari, criado para divulgar as ações do referido polo. O blog pode ser acessado pelo endereço: (http://www.pensarari.blogspot.com.br).


O comunicador Paulo César Ericeira possui um espaço na internet que traz artigos relacionados aos aspectos históricos de Arari. Pode ser acessado em: (https://paulocericeira.wordpress.com/2015/03/10/coisas-do-arari-parte-i). Há um outro Blog do Paulo César intitulado Ericeira do Arari, que possui artigos relacionados a fatos históricos ararienses. Pode ser acessado pelo endereço: (http://ericeiramamanduba.blogspot.com.br/), este espaço está desatualizado, porém, o conteúdo é interessante.


O site ARARIZANDO, este espaço eletrônico que ora você visita, caro leitor, também integra a blogosfera arariense. Um conteúdo acerca do Arari, como você já conhece. O endereço eletrônico do nosso ararizando é: www.ararizando.com.


O comunicador Raynon Júnior recentemente aderiu à tecnologia dos blogs para veicular notícias. Raynon Júnior possui uma vasta experiência como jornalista, tento trabalhado em importantes emissoras de rádios pelo Maranhão afora. O seu blog, intitulado “Blog do Raynon Júnior” traz várias notícias acerca da política, sobretudo. É um espaço interessante de informação. O blog do Raynon Jr. pode ser acessado através do link: (raynonjunior.com.br).


O sempre bem informado, Julio Diniz, também aderiu à ferramenta dos blogs. Sua página é de notícias locais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre relevantes. Julio Diniz também apresenta já há alguns anos um programa de cunho jornalístico da Rádio Progresso, de Arari. Podemos acessar o blog do Julio Diniz através do link: (juliodiniz.com.br).


O sempre antenado José Luiz Batalha também possui um blog informativo bem expressivo. Seu trabalho é conhecido pelo Maranhão afora. Podemos acessar o blog do nosso valoroso conterrâneo José Luiz Batalha através do endereço: (blogdoluizbatalha.blogspot.com.br). José Luiz Batalha também é o idealizador da Rádio Voz de Arari na internet. Uma bela homenagem ao nosso saudoso Padre Brandt, que fundou em Arari um serviço de alto falante homônimo.


Há outros sites e blogs de iniciativas governamentais ou de grupos para divulgar as suas iniciativas como o blog do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que está desatualizado; o site da Prefeitura de Arari; o site Ararinet.com, de propriedade do Instituto Perone.


Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências – ALAC também possui o seu site na rede. Uma página que traz um resgate histórico sobre o município de Arari. Através do link academiaarariense.org podemos acessar o site da ALAC.


De blog em blog, de link em link, Arari vai sendo divulgado na internet. Além dos blogs e site, os ararienses estão nas redes sociais, divulgando informações através de grupos que valem a pena ressaltar aqui. No facebook, por exemplo, há alguns grupos como o “Poesia Arariense”, “Eu sou arariense” e “Arari das Artes”... que apresentam um conteúdo inteligente e que enaltece a nossa auspiciosa terrinha.


Destaque
Tags

 2017. Adenildo Bezerra. Todos os direitos autorais reservados. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W