ARARI: pontos extremos e limites territoriais

Os pontos extremos são as extremidades de uma reta. Por exemplo, se traçarmos uma reta de norte a sul e de leste a oeste em um mapa, obteremos, assim, os pontos extremos de um determinado lugar. Todas as localidades mapeadas possuem seus pontos extremos. O município de Arari, portanto, possui os seus pontos situados mais ao norte, ao sul, a leste e a oeste.


Os pontos extremos de Arari


O ponto situado mais ao Norte do município de Arari é a confluência entre os rios Mearim e Pindaré, localizado no limite entre Arari e Viana. O ponto situado mais ao Sul do território arariense é o povoado Boqueirão, no limite entre Arari e Matões do Norte e uma pequena parte do município de São Mateus do Maranhão. O ponto situado mais a Leste é a Ilha das Araras, no limite entre Arari e Anajatuba e parte do território de Miranda do Norte. O ponto mais a Oeste de Arari é o povoado de Ilha da Pindoba, próximo ao limite entre Arari e Cajari. Eis, então os pontos extremos das terras que pertencem aos domínios ararienses.


Os limites de Arari


Todo território possui também os seus limites, que determinam os domínios territoriais. Vejamos quais são os limites do município de Arari:


A Norte: Viana e Anajatuba;

Ao Sul: Lago Açu e São Mateus;

A Leste: Miranda do Norte e Matões do Norte;

A Oeste: Vitória do Mearim e Cajari.


REFERÊNCIAS


BATALHA, João Francisco. Um Passeio Pela História do Arari. São Luís, 2ª ed. 2014

BEZERRA, Adenildo. Arari: espaço e sociedade. São Luis, 2014.

Destaque
Tags

 2017. Adenildo Bezerra. Todos os direitos autorais reservados. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W