Indicadores demográficos de Arari



O município de Arari, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2018), possui uma população estimada em 29 764 habitantes, sendo, portanto, o 8° município mais populoso da microrregião de Baixada Maranhense e o 57º mais populoso do Estado do Maranhão. Com uma extensão territorial de 1100,3 km², apresenta uma densidade demográfica de 27,05 hab/km². Só lembrando que a densidade demográfica é uma razão entre o número total de habitantes e a extensão territorial. Em 2010, de acordo com o censo demográfico realizado naquele ano, o IBGE estimou que a população arariense era formada por 28 488 habitantes.


O IBGE (2016) estima, ainda, que a População Economicamente Ativa (PEA) de Arari é composta por 1 552 pessoas, o que representa 5,3% da população total. A PEA, ou população ocupada, é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada. Em Arari, a maior parte na nossa população economicamente ativa, encontra-se atuando nos setores secundário e terciário da economia, principalmente. O salário médio mensal dos trabalhadores formais é de 1,9 salários mínimos (IBGE, 2016). O Produto Interno Bruto per capita – PIB per capita – equivale a R$ 8 014,17.


O índice de desenvolvimento humano do município, o IDH, é de 0,626. Considera-se que o IDH arariense é médio. O IDH leva em consideração a qualidade de vida da população de acordo com os indicadores de saúde, educação, expectativa de vida, renda média e mortalidade infantil. Assim, quanto mais próximo de 1 (um) for esse índice, melhor é o IDH.


No tocante à mortalidade infantil, Arari possui 13,57 óbitos por mil nascidos vivos. Ou seja, de cada mil crianças que nascem no município, morrem pouco mais de treze. Para mim, caro leitor, é um número expressivo. Sabe-se, pois, que muito já melhoramos esse indicador, no entanto, precisamos continuar investindo em ações que possam reduzi-lo ainda mais. É preciso, dessa forma, pré-natal bem acompanhado, parto humanizado, melhorar o atendimento básico de saúde, assim como investimentos em escolarização, trabalho e renda.


Em relação aos indicadores educacionais, sobretudo da população de seis a quatorze anos, no município, a taxa de escolarização dessa população é de 99%, segundo o IBGE (2018). Essa taxa expressiva coloca Arari em 5º lugar no Estado do Maranhão e em primeiro lugar entre os vinte e um municípios que formam a Baixada Maranhense. É notório que, nos últimos seis anos, sobretudo, Arari vem investindo bastante na educação pública que atende à referida população acima citada.

Destaque
Tags

 2017. Adenildo Bezerra. Todos os direitos autorais reservados. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W