POVOADO ARARI AÇU DO CENTRO: aspectos humanos e naturais

 

O povoado de Arari Açu do Centro fica localizado na região centro-sul do município de Arari. As coordenadas geográficas do lugar são: 3°38’26’’ latitude sul e 44º45’14’’ longitude oeste. A altitude média da localidade em relação ao nível do mar é de 13 metros. A povoação é uma das maiores de Arari tanto em número de habitantes quanto em quantidade de moradias.

 

Segundo o relatório de localidade do município de Arari, da Vigilância de Endemias, através do Sistema de Referencial Geográfico do Ministério da Saúde, existem 139 moradias e 363 pessoas habitam o povoado. Arari Açu do Centro, juntamente com outros povoados adjacentes, forma um dos maiores polos regionais de Arari. Para se chegar à localidade, saindo da cidade de Arari, segue-se pela BR 222 até o povoado Gancho, daí, através de uma estrada vicinal, conhecida como estrada do Arari Açu, seguimos pela mesma passando pelos povoados de Pimental, Morada Nova, Jabuti e pela Fazenda AGROPAN, em um percurso de, aproximadamente, 25 km.

 

No povoado, a municipalidade se faz presente através de uma escola de nível fundamental. Os atendimentos de saúde, como consultas e curativos em ferimentos leves, são realizados no posto de saúde da região, que fica no povoado de Morada Nova. Os casos mais complexos a Unidade Básica de Saúde (UBS) encaminha para a Unidade Mista de Saúde, em Arari. O abastecimento de água no povoado é feito por poço artesiano, perfurado e mantido pela Prefeitura. A renda dos moradores gira em torno da pesca no lago Arari Açu, que deu nome à povoação. Além da pesca, há também beneficiários do Bolso Família e aposentados do INSS que dão suporte à renda das famílias do lugar. O povoado possui pequenas mercearias e bares. Anualmente, acontece o festival do capadinho, essa festa faz parte do calendário festivo da região.

 

O lago Arari Açu é extenso e perene. É muito piscoso e durante o ano todo abastece a comunidade e a sede do município de Arari com pescados. É a principal fonte de trabalho e renda dos moradores. Diariamente, vários compradores de peixes, os conhecidos atravessadores, seguem até o Arari Açu para negociar a compra de peixes que são revendidos principalmente na Feira do Produtor de Arari. Muitos desses atravessadores firmam contratos com pescadores da região, a fim de assegurarem a aquisição da mercadoria.

 

O lago Arari Açu é rico em variadas espécies de peixes: capadinho (Trachelyopterus galeatus), peixes-pretos (traíra (Haplias malabaricus), jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) e carambanja (Heras severus)), curimatá (Prochilodus sp.), aracu (Schizodon vittalus), piau (Leporinus friderici), branquinha (Curimata cyprinoides), mandi (Pimelodus blochii), bodó (Liposarcus cf. pardalis), piranha (Pygocentrus nattereri), dentre outras espécies comuns em nossa região. O vai e vem de canoas no lago é intenso. A movimentação dos pescadores começa ainda de madrugada, é uma rotina de trabalho diuturna, uma vez que muitos passam dias e noites pescando. Os apetrechos de pesca mais usados são a rede, a tarrafa e gaiolas. No período seco, usam o choque com mais frequência nas pescarias.

 

Mas por que o nome Arari Açu do Centro? Bem, o nome centro é para diferenciar o povoado da localidade Arari Açu da Beira, que recebe esse nome porque fica às margens do rio Mearim, distante 4km, aproximadamente do Arari Açu do Centro. O certo é que a região é característica, formada por vários lagos, interligados com o Mearim, e por vastos campos inundáveis. A região é rica também em aves piscívoras (que se alimentam de peixes) como o socó, a jaçanã, o jaburu, a siricora e outras.

 

Falando um pouco da pequena povoação de Arari Açu da Beira, que outrora foi bastante habitada, quando as pessoas preferiam morar à beira do rio, nela há, atualmente, apenas sete moradias e dezoito habitantes, segundo o relatório da Vigilância de Endemias de Arari. Os estudantes da pequena povoação estudam em Arari Açu do Centro. A Secretaria Municipal de Educação de Arari custeia o transporte dos estudantes.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

VIGILÂNCIA DE ENDEMIAS DE ARARI. Relatório de localidades do município de Arari, 2018.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de Referencial Geográfico – SISLOC.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARARI - SEMED

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque

A GALINHA PRETA COM PINTOS NA PONTE DO UBATUBA

July 17, 2020

1/10
Please reload

Tags
Please reload

 2017. Adenildo Bezerra. Todos os direitos autorais reservados. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W